engajamento para uma fanpage de sucesso na agência de marketing digital no recreio dos bandeirantes

Engajamento: Como Fazer Uma Fanpage De Sucesso?

Não é incomum estarmos na internet, mais precisamente em redes sociais como o Facebook, e vermos anúncios do tipo “Adquira 1000 seguidores” ou “Me siga que sigo de volta!”. Se você tem seu negócio na web, fuja destes procedimentos! Entenda a necessidade de gerar engajamento para sua fanpage e não número de curtidas ou seguidores!

O que realmente importa na presença digital?

Falo de maneira aberta e direta. Uma marca que se dispõe a ter presença digital precisa entender que tais procedimentos são prejudiciais para a marca. Compra de curtidas, compra de seguidores, ações “me siga que eu te sigo” não trarão o resultado esperado de toda marca:

  1. Transformar Seguidores >>> Potenciais Clientes;
  2. Transformar Potenciais Clientes >>> Clientes
  3. Transformar Clientes >>> Fãs.

Em outras palavras, ter uma base menor com “seguidores reais” e trabalhar o engajamento desta trará mais resultados. Ao invés de ter um grande número de “fake fans” que vai poluir de vez a sua fanpage.

Entenda: ter uma página corporativa em algumas das redes sociais não é entrar em uma competição com seu concorrente. Saber quem “ostenta” o maior número de seguidores! Sua preocupação deve ir além dos frios números de curtidas, compartilhamentos e reações. Você deve mensurar o que chamamos de engajamento!

O que é esse tal de engajamento e como isso vai ajudar minha fanpage?

analisando o engajamento de uma fanpage de sucesso

Uma das definições mais aceitas do conceito de engajamento pertence a Brian Haven, da Consultoria americana Forrester Research. Ele define que:

Engajamento é um medidor do sentimento do público, considerando quatro fatores – envolvimento, interação, intimidade e influência que este público tem com uma marca ao longo de um determinado tempo.

E o que seriam esses 4 fatores grifados em sua citação?

  1. Envolvimento: O famoso engajamento que tanto falamos! Consiste em quanto o público da marca realmente se envolve com ela. É a métrica mais fácil de ser mensurada. Geralmente através da quantidade de visitas no site, tempo médio por página, curtidas, reações, etc.;
  2. Interação: Se dá quando há uma interação direta do público com a marca. Como, por exemplo, comentários, mensagens inbox, ligações, e-mails, etc.;
  3. Intimidade: É o indicador que busca a informação de o quanto de afeto tem o público com a marca. Geralmente é mensurado através de um depoimento ou comentário opinativo. Um compartilhamento elogioso ou através de pesquisas de qualidade Como ocorre na fanpage do Facebook e nos comentários do Google;
  4. Influência: É o famoso “eu indico”. Mensura o quanto o público tem capacidade de influenciar terceiros a terem alguma experiência com a marca.

Determinar o engajamento do seu público não é a tarefa mais fácil. Mas é algo fundamental para mensurar o nível de penetração que sua marca tem. Seja em seguidores, clientes, potenciais clientes, fornecedores, empregados etc.

O que importa para que a fanpage do seu negócio seja uma fanpage de sucesso é o engajamento que você gera!

Então como gerar engajamento para a minha fanpage?

Com o crescimento exponencial das redes sociais é comum que diversas marcas e empresas tenham adotados outrora esses caminhos de compras de curtidas e fãs no intuito de gerar engajamento.

Contudo, conforme ao entender a importância do engajamento, compreendemos que o mesmo não se compra, se gera. Engajamento é a consequência de afinidade do público com a marca.

Por isso, deixo 10 dicas para você melhorar o engajamento da sua fanpage:

  1. Defina com uma equipe técnica de Marketing, se possível, o tom e personalidade que utilizará na interação com seu público;
  2. Converse com o seu público de maneira pessoal, se identificando (nome e função) e não apenas utilizando o nome da empresa ou departamento dela;
  3. Não compartilhe na sua fanpage pontos de vistas pessoais. Sobretudo os políticos, religiosos, esportistas e assuntos polêmicos. Ou seja, evite debates desnecessários. Foque nos assuntos do seu nicho;
  4. Se você e/ou a empresa erraram, peça desculpas, repare o erro e assumas as responsabilidades por tal. Desta forma, seu público confiará mais em sua marca;
  5. Atualize periodicamente sua fanpage. Analisando o horário com maior alcance e interação de seus seguidores;
  6. Crie conteúdo relevante e seja divertido. Utilize a regra 80/20: 80% de conteúdo social e interessante (relacionada à sua marca ou nicho de atuação) e 20% de conteúdo promocional e institucional da empresa;
  7. Se for usar o humor como forma de interação faça com cuidado, principalmente ao utilizar os famosos memes. Se não for tão engraçado assim, seu tiro saiu pela culatra e sua fanpage pode ser vítima de trolls ou haters. Que são provocadores que só tem o intuito de armar confusão;
  8. Invista em produção audiovisual, principalmente vídeos rápidos para divulgar feitos, novidades, momentos engraçados, etc. Segundo pesquisa do site Social Bakers, vídeos tem o dobro de alcance orgânico que postagens sem eles;
  9. Interaja com outras marcas e empresas. Sua parceria institucional deve se estender ao ambiente digital. Então promova ações em conjunto tanto no offline, quanto no online;
  10. Seja sucinto. Nada de “textão”. Passe sua ideia no menor número possível de caracteres. Segundo o site de análise de dados Kissmetrics, postagens com até 80 caracteres recebem 66% mais de engajamento.

Até o próximo artigo!

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